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Nav Portugal fecha parceria com a Sita

A NAV Portugal, uma Empresa Pública do Estado Português que garante a prestação dos serviços de tráfego aéreo nas áreas de responsabilidade do país, fechou uma parceria com a SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, para implementar a infraestrutura de link de dados necessária para cumprir os regulamentos da União Europeia relacionados ao Céu Europeu, que entrou em vigor este mês.

O regulamento exige que os prestadores de serviço de navegação aérea da Europa Ocidental implantem o Controller Pilot Data Link Communication (CPDLC). Com esta mudança, a estimativa da EUROCONTROL é que haja um aumento de 11% na capacidade de tráfego aéreo na Europa Ocidental e uma redução de 29% na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo.

No acordo de dez anos com o NAV Portugal, a SITA fornece a infraestrutura de link de dados para habilitar o serviço CPDLC no espaço aéreo superior do NAV Portugal. Serão usados o VHF Data Link Mode 2 (VDLm2) e o Aeronautical Telecommunication Network (ATN), tecnologias que estão de acordo com o regulamento europeu. A infraestrutura inclui oito estações terrestres VHF e o Sistema de Monitoramento AIRCOM da SITA. Estas estações irão atender tanto o controle de tráfego quanto o setor operacional de comunicação aérea no espaço aéreo português.

Carlos Antonio Alves, diretor da NAV Portugal, diz: “A NAV Portugal é cliente da SITA há muitos anos e a SITA tem capacidade comprovada para fornecer a infraestrutura completa de comunicação terrestre e aérea. A SITA está nos fornecendo um serviço de ponta a ponta, a partir da antena da aeronave até a interface para os sistemas terrestres de controle de tráfego, garantindo serviços consistentes e integrados.”

Philip Clinch, vice-presidente de soluções para aeronaves da SITA, diz: “Esta parceria com a NAV Portugal está bem encaminhada com muitas das estações terrestres já implantadas. Nossa experiência vem de parcerias semelhantes que estabelecemos com os prestadores de serviços de navegação aérea em toda a Europa, incluindo Alemanha, França, Espanha e Suíça e estamos confiantes de que essa nova parceria será uma grande vitória para a NAV Portugal e para a SITA.”

O CPDLC permite que pilotos e controladores de tráfego aéreo troquem mensagens de rotina através de um link de dados e assim, substituem os meios tradicionais de comunicação através de rádio que foram usados ​​pela indústria por mais de 50 anos. Com o CPDLC, a segurança será reforçada graças à substituição de canais congestionados, com má qualidade de voz por canais de dados onde as mensagens são claras e estarão disponíveis na tela no cockpit.

Fonte: Site www.aviacaobrasil.com.br
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